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Marketing Médico: 6 dicas para atrair mais pacientes

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Marketing Médico: 6 dicas para atrair mais pacientes

Empreendedorismo médico não é uma disciplina comum nos cursos de medicina e obter informações sobre o assunto nem sempre é fácil. Porém, vale a pena investir em novas estratégias para atrair melhores resultados na profissão, tendo em vista como o mercado está saturado e competitivo.

Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2023, a quantidade de profissionais mais do que dobrou desde 2000, quando havia 219.896 médicos. Hoje, este número subiu para 546.171, e a estimativa é que em 2035 o país tenha mais de 1 milhão de médicos.

É de se esperar, então, que com mais pessoas formadas haja também uma crise de desemprego, sobretudo no Sul e Sudeste. Surge então a necessidade de atender por conta própria, e depender menos de postos de trabalho em hospitais. 

Mas é exatamente neste ponto da carreira que os médicos se deparam com a maior dificuldade que todo empresário enfrenta: conseguir clientes.

Confira então algumas dicas de como utilizar estratégias de marketing medico, recursos tecnológicos, criação de conteúdo e outras técnicas para alavancar seu consultório.

1) Conheça seu público

Para construir uma base de clientes sólida, é essencial saber qual será seu público. Isso é, saber com quem se quer falar e qual o perfil daqueles que tendem a ser persuadidos pelo seu trabalho.

É o que se chama no marketing de construção de Persona. O empreendedor deve imaginar um cliente comum para o seu produto e quais seriam suas características. Por exemplo:

  • Gênero;
  • Idade média;
  • Atividade ou profissão;
  • Onde mora ou quais ambientes frequenta;
  • Hábitos de consumo.

Na medicina, pode-se transferir isso para o paciente. O ginecologista, por exemplo, tem que pensar qual seu público-alvo. Nesse caso, pode ser formado por mulheres jovens ou adultas, que buscam cuidados íntimos ou desejam engravidar.

É importante identificar as principais buscas desses pacientes e entender como atendê-las pelo médico. Retomando o exemplo do ginecologista, alguns cuidados que o médico pode ter para dialogar com seu público:

  • Desenvolver uma identidade visual relacionada ao universo das mulheres;
  • Apostar na produção de conteúdo digital sobre a saúde feminina;
  • Fornecer itens de higiene feminina no toilet do consultório;

É claro que cada paciente é único e possui necessidades individuais. Entretanto, traçar esta persona pode ajudar o profissional da área da saúde a direcionar suas ações.

2) Esteja presente digitalmente

A reputação de um médico também deve ser construída digitalmente. Ao longo dos anos, os extensos livros com listas de profissionais oferecidos pelos planos de saúde foram substituídos pelos buscadores online.

Tendo isso em mente, o médico precisa ter presença online. Aí entra a ajuda de especialistas em marketing, que serão capazes de lhes trazer mais visibilidade e notoriedade. 

O ideal é que um internauta possa conhecer o trabalho do médico por meio de seu website ou de suas mídias sociais. Para cada canal, é recomendado que sejam produzidos conteúdos educativos de qualidade. 

Existem diversas técnicas de otimização para mecanismos de buscas (SEO) que podem ser aplicadas a esses materiais. O objetivo é impulsionar o profissional para o topo das opções entregues ao consumidor final. 

Um conteúdo relevante é capaz de converter pacientes para o seu consultório. A distância entre você e seus futuros clientes pode ser de apenas um clique. 

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3) Tráfego pago

O tráfego pago e o marketing de conteúdo orgânico são complementares como estratégias para aumentar o alcance do profissional a longo prazo.

A prática consiste em investir dinheiro em ferramentas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads, Anúncios no YouTube e mais. O objetivo é direcionar internautas em massa para blogs ou redes sociais no geral. 

Essa estratégia permite que o profissional seja ainda mais assertivo no público que deseja alcançar. Por meio dela, as campanhas conseguem selecionar o alvo a dedo.

Nesse sentido, a escolha de quanto aplicar dependerá do orçamento do médico e de suas metas.

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4) Facilite o agendamento de consultas

Para que um cliente chegue até você, o caminho precisa ser fácil. Dificuldades em agendar a consulta, como um formulário para contato ou algo do tipo, servem como barreira para o paciente.

Por isso, disponibilize números de telefones e links diretos para o WhatsApp de sua clínica em todas as plataformas digitais que possuir. 

Há também tecnologias médicas que oferecem agendas digitais, nas quais é possível fazer marcações online 24 horas por dia. Mas mesmo hoje em dia, o atendimento humanizado tem lá o seu valor. Se optar por ele, certifique-se da eficiência e acolhimento da pessoa responsável por responder aos pacientes.

Uma secretária que demonstre atenção, respeito e profissionalismo é fundamental para a fidelização de clientes em seu consultório médico. 

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Faz parte do papel do médico como gestor, também preparar esta profissional para o atendimento em sua clínica médica. Sendo assim, criamos um conteúdo exclusivo com dicas valiosas para a sua secretária e você pode baixá-lo aqui.

5) Excelência no atendimento

Oferecer uma excelente experiência de atendimento é a melhor publicidade que um médico pode ter. Quando bem atendido, o paciente é a melhor propaganda dos profissionais de saúde. Afinal, a revolução da internet ainda não conseguiu substituir o poder da indicação, sobretudo entre pessoas conhecidas. 

O médico ganha autoridade quando um paciente sente-se ouvido, bem tratado e confia em seus pareceres. A partir daí, podemos dizer que ele se torna um defensor da marca – ou, neste caso, do profissional. 

Além da indicação direta, essa satisfação muitas vezes pode transformar-se numa avaliação positiva na internet, como no Google. Isso contribui para o aumento do alcance de seu site, além de aumentar a confiança de novos potenciais pacientes.

6) Escolha um local estratégico para seu consultório

A localização de seu consultório é determinante para atrair mais pacientes. Procure estar em regiões seguras e de fácil acesso. De acordo com seu público, vale buscar espaços próximos a transportes públicos ou com boas opções de estacionamento. 

É importante, também, ter boas relações na vizinhança, oferecendo parcerias e descontos. São esses aliados, inclusive, que podem te ajudar a monitorar a concorrência e descobrir quais diferenciais você possui diante dela. 

No final das contas, o espaço em que você atende chamará a atenção, ajudando a imprimir a imagem que quer que seus clientes tenham do seu trabalho. O mesmo vale para as roupas e acessórios que utiliza em consulta.

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